Francisco Delia Lucchini, o Chiquinho – foto de abertura desta matéria -, acaba de deixar a posição de diretor de criação da Nacional Comunicação aqui no Rio. Junto com ele, saíram Rodolfo Anechino, redator e Romulo Pereira, diretor de arte.
Chiquinho, que assumiu a função na agência há seis meses, tem mais de 30 anos de mercado, e passagens por agências como Agência3, Artplan, Ogilvy e Staff. Durante 14 anos, ele foi criativo da agência Quê, onde também atuou como diretor de criação, entre 2005 e 2011.
Depois de uma rápida passagem pela Kindle, de onde saiu para fazer campanha política em Manaus, Chiquinho coordenou, em 2015, a criação da Gerência de Comunicação e Marca da Federação de Indústrias do Rio, a Firjan, onde ficou até o início de 2022. Na sequência, passou pela Take4 Content, como head de criação, deixando a multiplataforma em 2024.
“Estou aberto a novas oportunidades, pronto para um novo desafio”, diz Chiquinho.
Em São Paulo, Eduardo Gaspar – foto acima – assume como diretor de criação da TV Gazeta, um passo estratégico no processo de renovação e expansão da emissora.
Com mais de 20 anos de trajetória no audiovisual, Gaspar atuou na liderança criativa da Boxfish Brasil e esteve à frente da área de Conteúdo da Endemol Shine Brasil por quase uma década. Em 2023, conquistou o Emmy Internacional pelo programa ‘A Ponte Brasil’.
Segundo Juliana Algañaraz, superintendente da TV Gazeta, a entrada de Eduardo coloca a emissora em uma posição diferenciada. “Vamos investir na criação de formatos próprios, levando nossas ideias ao ar, futuramente, ao mercado internacional”, conclui.

















